terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Tesourando heróis brasileiros

Recentemente a capa da VEJA homenageou o Capitão Nascimento que ganhou o título de 1o super herói brasileiro. Me chamou atenção o fato de ser o primeiro. O Brasil não tem heróis?
Tem sim. Tem Pelé. Tem Ronaldo. Tem Neymar. Mas fora do futebol, tem outros? Difícil achar.

Me marcou também na EPOCA uma matéria que enfatizou que não tem brasileiros vencedores de premios Nobel. Um dos motivos, conforme o comitê organizador do premio, é que cada vez que aparece uma candidatura brasileira, chovem cartas no comitê contra essa candidatura. E essas cartas são todas de .... brasileiros ! Ao contrário dos americanos para quem cada candidatura vem acompanhada de uma impressionante carga de apoios de todos tipos.

Ou seja: o brasileiro não gosta de ver brasileiros se destacando. Não gosta do sucesso alheio. Pratica uma forma de comunismo da fama. Cada político é por definição um corrupto e cada empresário é por essência um filho da p... Herói nem pensar.

Daí surge o Capitão Nascimento, que enche de porrada um político (no caso verdadeiramente corrupto) sob aplausos unânimes e entusiastas da platéia. Mas ele também passa pelas frias do cidadão comum: encarar o novo marido da ex-mulher, flagrar o filho adolescente com maconha e chegar sozinho em casa com geladeira vazia. Uma cena que fez toda brasileira querer cuidar dele. Coitadinho...

Nascimento não é o 1o super herói brasileiro. Ele é o primeiro super anti-herói brasileiro.

Um comentário:

  1. Olá Jean Claude... Penso que não temos só um herói... mas, vários... essa multidão sofredora e lutadora que dia a dia luta para conquistar o pão de cada dia... quer maior heroísmo do que um pai de família assalariado fazer o milagre da "multiplicação dos pães"... Detesto a ideia de heróis... ela é forjada pela mídia e portanto, é sempre ideológica... Prefiro acreditar no heroísmo sem brilho e flashes de nosso povo brasileiro... temos muita gente honesta por aqui que são anônimos... fazer o bem não dá ibope, não chama atenção e nem vira capa de revistas e jornais...abçs....

    ResponderExcluir